Começou em abril um ciclo de palestras intitulado “A palavra e o psicanalista: uma invenção freudiana” na Csa da Palavra, localizada em Santo André.

Segue abaixo texto sobre o evento retirado diretamente do blog da Casa da Palavra:

As palavras, originalmente, eram mágicas e até os dias atuais conservaram muito do seu antigo poder mágico. Por meio de palavras uma pessoa pode tornar outra jubilosamente feliz ou levá-la ao desespero, por palavras o professore veicula seus conhecimentos aos alunos, por palavras o orador conquista seus ouvintes para si e influencia o julgamento e as decisões deles. Palavras suscitam afeto e são, de modo geral, o meio de mútua influência entre os homens. Assim, não depreciaremos o uso das palavras na psicoterapia, e nos agradará ouvir as palavras trocadas entre o analista e seu paciente. Sigmund Freud, em conferência proferida em 1915.

Sobre o Projeto:

Este ciclo de palestras propõe uma aproximação dos conceitos da psicanálise fazendo uma interface com a palavra, e sua função terapêutica. A narrativa sempre foi uma atividade necessária no processo de construção de identidades.  A psicanálise apresenta a possibilidade de essa prática ser usada como uma higiene necessária em nossa subjetividade. Esta invenção freudiana será tratada neste ciclo por diversos palestrantes que trabalham essa abordagem clinicamente, possibilitando um contato direto com esse conhecimento que tanto influiu na literatura e nas artes desde o início do século XX.

Cronograma do Ciclo

01/Abril/2011  Leandro A. R. dos Santos (Anna O. e a limpeza da chaminé: primórdios do “talking cure”)
06/Maio/2011 Daniel M. Vitorello (Senhora dos afogados: o sacrifício da prostituta na mulher)
03/Junho/2011 Beatriz C. C. Gutierra (Mais além da adolescência… a palavra do sujeito)
01/Julho/2011 Rinaldo Voltolini (A palavra cura, governa ou educa?)
05/Agosto/2011 Michele R. Faria (A palavra no tratamento da psicose)
02/Setembro/2011 João E. Grecco (As palavras e as coisas)
07/Outubro/2011 Oscar A. Cesarotto (A teoria das ficções)
04/Novembro/2011 Leandro A. R. dos Santos (Lacan e a palavra: manejos, inovações e transgressões)


No blog contém mais informações a respeito dos palestrantes e também fotos e vídeo da palestra que já ocorreu. http://casadapalavrasa.blogspot.com/

Espero que vocês possam comparecer em alguma, pois parece ser bem interesante!!

Beijinho,

Be.

Close