projeto vemser - auto aprovação

Nós nos tornamos invisíveis enquanto nossos filhos crescem e depois, quando eles se vão, não sabemos mais o que queremos. O que é mesmo que desejávamos? Ninguém nunca nos perguntou…”

(Francesca – personagem de Merril Streep no filme Pontes de Madison)

 

A necessidade de aprovação baseia-se  numa unica presunção:

“Não confie em si  proprio – primeiro confira as coisas com alguém”.

Nossa cultura é do tipo que reforça o comportamento da busca de aprovação como um padrão de vida. O pensamento independente não é apenas pouco convencional , é o ininmigo das proprias instituições que constituem o arcabouço de uma sociedade.Se vc cresceu nessa sociedade , foi contaminado por esse atributo.

“Não julgue por si proprio” é a essencia da necessidade de dependencia – e a espinha dorsal denossa cultura.Faça com que a opinião de outra pessoa seja mais importante do que a sua;depois, se não conseguira aprovaçao dos demais terá toda a razão para sentir-se deprimido, sem valor ou culpado,uma vez que os outros são mais importantes do que vc

A concessão de aprovação pode ser um grande manipulador. Seu valor se reside nos outros, e se eles recusam lidar sua aprovação, vc não tem nada. Não tem valor. E assim a coisa vai, quanto mais lisonja lhe é necessária, mais vc pode ser manipulado pelos outros. Quaisquer passos na  direção da auto aprovação e da independencia da boa opinião dos outros constitui movimentos no sentido oposto ao controle deles. Como resultado, esses sadios movimentos são tachados de egoistas, de desprezo e desconsideração pelos outros e assim por diante, do esforço para mante-lo dependente . Para entender esse circulo vicioso de manipulação , considere a profusão de mensagens culturais de busca de aprovação, que começaram  quando vc era pequeno e continuam a bombardeá-lo até hj.

Adquirimos sintomas de busca de aprovação provindos também de outras fontes que citaremos na aula, mas aqui diremos sobre a influencia da Igreja. “Você deve agradar a Jeová”, ou “Jesus”, ou “a alguém de fora de vc mesmo”. Os líderes da Igreja deturparam os ensinamentos dos grandes mestres religiosos e tentaram ensinar submissão,usando como  arma o medo do castigo. Assim , um homem comporta-se de acordo com a moral, não porque acredita que  esse é o comportamento que lhe é apropriado,mas porque  Deus  quer que ele se comporte assimSe estiver em duvida, consulte os mandamentos, em vez de consultar a si proprio e aquilo em que acredita .Comporte-se bem porque alguém lhe disse para fazer assim e porque será punido se não o fizer, não porquesabe que esse é o comportamento adequado para vc. A religião organizada apela para as suas necessidades de busca de aprovação. Talvez produza o mesmo comportamento que vc teria escolhido, mas vc não o escolheu livremente.

Usar a si proprio como guia e não precisar de aprovação de uma força exterior é a maior experiencia religiosa que se pode ter.É uma verdadeira religião do EU, aquela em que um individuo determina seu proprio comportamento com base em sua consciencia pessoal e nas leis culturais que para ele funcionam, em vez de faze-lo porque alguem ditou a maneira que ele deveria se comportar. Uma  observação cuidadosa da vida de Jesus Cristo irá revelar uma pessoa extremamente auto atualizada, um individuo que pregou a autoconfiança e que não teve medo de enfrentar desaprovação. E, no entanto, muitos de seus seguidores subverteram seus ensinamentos,transformando-os num catecismo de medo e autodesprezo

Somos a cada dia mais bombardeados com centenas de mensagens culturais que nos encorajam a buscara aprovação. As canções que ouvimos, diariamente, estão repletas de mensagens liricas de busca de aprovação, particularmente as ” populares” de muito sucesso nas tres ultimas decadas. Essas letras doces e inofensivas podem ser mais nocivas do que vc imagina. Aqui esta a pequena lista de titulos que enviam sinal de que alguém ou algo é mais importante do que vc.

Sem a aprovação desse alguém, o “Eu” desabaria:

– “Não posso viver, se a vida for sem vc”

– ” Vc me faz tão feliz”

– “Vc me faz sentir como uma verdadeira mulher”

– “Vc não é ninguém , até que alguém o ame”

– “Vc faz com que eu me sinta novo”

– Enquanto ele precisar de mim”

– “SE vc for embora…”

– “Vc é o sol da minha vida”

– “Ninguém pode me fazer feliz tanto quanto vc”

– ” Sem vc nada sou”

Talvez vc possa tentar um exercicio , da proxima vez que vc estiver ouvindo uma musica que transmite os comunicados de busca de aprovação. Procure versos que refletem a maneira como lhe ensinaram a sentir , isto é, que vc nada pode realizar se alguem o desaprova, ou decepciona. escreva outra vez as canções, de forma a corresponder a um estado de espírito de dominio pessoal, ao invés daquele que busca aprovação. Por exemplo:

– “Trato de me sentir como uma verdadeira mulher; isso nada tem a ver com vc”

– “Escolhi amar vc. Devo ter queriodo isso naquela ocasião, mas agora mudei de ideia”

– “Sou o sol da minha vida , e o fato de ter vc nela torna esse sol mais brilhante”.

É isso ai pessoal, quem quer mais , venha nos acompanhar na quarta- feira.

 

beijinho

Rita

Close