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Existem dois tipos de vícios na vida – o vício negativo: a pessoa se torna um alcoólatra ou viciado em heroína ou um fumante ou qualquer coisa assim. E o vício positivo: a pessoa se torna um meditador ou corredor ou um grande nadador – estes são vícios positivos. O vício é o mesmo – se você é um alcoólatra, você vai sentir falta se você não beber. O mesmo vai acontecer com você se você se tornar positivamente viciado.

Se você correr  todas as manhãs durante uma hora e um dia você não correr, você vai se sentir muito triste, deprimido e com a sensação de que algo está faltando – e um sentimento de culpa também. É claro que não é uma questão para se sentir culpado se você correu ou não, mas você vai ter este sentimento de culpa também.

As pessoas orientadas pelos vicios negativos, desperdiçam suas vidas. As que se orientam pelos vicios positivos, recriam suas vidas. O vício é o mesmo, a mente é a mesma… Então, se você começar a trabalhar em vícios positivos você vai ser tremendamente beneficiado. Por exemplo, com meditação: escolha uma meditação e em seguida, coloque todo seu esforço nisso. Esse esforço tem que ser muito regular porque a vontade é criada apenas por regularidade. Tem que ser muito persistente e uma continuidade tem que ser mantida. Mesmo se perder por um dia irá prejudicar bastante – e pelo menos uma hora todos os dias tem que ser dedicada.

Em pesquisas e trabalhos sobre vícios, verificou-se que é preciso pelo menos 60 minutos por dia para se tornar viciado em alguma coisa … menos que isso não vai adiantar. E levam pelo menos três meses para realmente tornar-se viciado: uma hora todos os dias durante três ou quatro meses é o período. Uma vez que você se tornou viciado, então não há necessidade de qualquer esforço. Torna-se natural, torna-se sua segunda natureza.

Depois de fazer uma meditação de uma hora todos os dias durante três ou quatro meses, sem interrupção, qualquer meditação começará a lhe levar a estados de transe. Isto pode acontecer através de corridas. Corredores sabem disto – depois de correrem uma certa distância eles perdem a mente e de repente há um estado transcendental, um estado de transe. Eles não sabem mais quem são, são apenas pura energia. Corredores e dançarinos sabem que depois de um certo momento, o dançarino desaparece …há apenas a dança. Quando esse momento chegar, é o momento da meditação, e isso pode ser feito através de qualquer atividade.

No Japão, eles usaram todos os tipos de coisas – tiro com arco, esgrima – para a meditação. Qualquer coisa ativa trará bons benefícios – algo como Vipassana não vai ajudar muito. Ter que que sentar-se silenciosamente, pode trazer problemas desnecessários para você. Então, escolha algumas meditação ativas – a dinâmica é boa, kundalini é boa, dançar é bom – e, em seguida, persistir.

Depois de três ou quatro meses, você vai se tornar um praticante perfeito. A única coisa é que deve ser regularmente. É apenas uma questão de três ou quatro meses – que é o período mais importante. Uma vez que a base está montada e você se tornou viciado positivamente, então a obra do vício está construida.

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